Venha conhecer os circuitos do Museu de Favela, localizados nas comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana.

Come and experience the Favela Museum and its open air circuits!

 

 

“Obrigada pelo acolhimento, pela forma maravilhosa como receberam ao grupo ICOM/CAMOC”. Margarida Ascenso – ICOM Paris

COME AND EXPERIENCE THE FAVELA MUSEUM

SOBRE O TOUR

CIRCUITS VISITATION AT THE FAVELA MUSEUM

Venha conhecer de perto o cotidiano de encantadoras comunidades da cidade do Rio de Janeiro: as favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, situadas na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana. Você vai se surpreender com as maravilhas desse local.

As visitas são acompanhadas por guias locais treinados pelo MUF e duram cerca de três horas. Elas incluem o passeio pelo Circuito das Casas-Tela, onde a arte retrata a memória da favela, e uma visita à Base Operacional 1 do Museu. O visitante conhece os modos de trabalho, as estratégias participativas, os desafios de “musealização” e gestão de um museu territorial, o cotidiano da favela e seu patrimônio cultural. Inclui ainda uma visita à Lojinha da REDEMUF e à vista panorâmica proporcionada pela Laje Cultural do Museu, de onde podem ser vislumbradas exuberantes paisagens da cidade. Ao longo deste favela tour são avistadas as praias de Ipanema, Leblon e Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Forte de Copacabana, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, o Morro dos Cabritos, o Corcovado, a Mata Atlântica do Parque Nacional da Tijuca e o arquitetônico conjunto de favelas.

MUF circuits are a sort of permanent exhibitions inside a traditional museum. On the basis of the Culture + Tourism project there are several assets: to form tour guides, to stimulate the local cultural animators to participate in the circuit (samba, forró, rap, afro, percussion, dance and capoeira); stimulate local bars and restaurants, encourage local artists to exhibit their work (artists, graffiti artists, souvenirs, confections), increase hosting systems (hosts, inns, cook services, laundries, etc.); encourage ecological practices such as selective collection, recycling, green roofing, among others); and also the creation of a networks of risk prevention and territorial maintenance.

 

CIRCUITO DAS CASAS-TELA

Um de seus principais atrativos, o Museu de Favela, com sua Galeria de Arte a Céu Aberto: um conjunto de obras de arte instalado no território de um museu vivo, que retrata as memórias e a cultura local, é composto por três portais de acesso e 27 casas tela com a curadoria do morador e artivista Acme; que traz artistas renomados da cena da arte urbana para compor um circuito completo que conta também com a escrita de versos do cordel composto pelo mesmo em referência a história das comunidades.

O propósito dessas expressões artísticas é contar a saga, a memória, a história das favelas que compõem o território, desde os escravos fugidos que se acoitavam no Maciço do Cantagalo, passando pelas primeiras construções de barracos no início de 1907, até os dias de hoje, quando mais de 20 mil moradores desse museu territorial lutam contra a segregação social das favelas no contexto da cidade e a favor da sua inclusão funcional urbana e socioeconômica no contexto e na vida social dos bairros de Ipanema e Copacabana, destinos turísticos mundialmente famosos.

CIRCUITO ECO TRILHA – CAMINHO DO ALTO

O Caminho do alto registra as memórias da natureza antes da favela, memórias ecológicas da favela, há lajes pintadas, mostras de plantas medicinais. Todo o circuito foi planejado de modo colaborativo com os moradores. Essa trilha educativa e de memórias se localiza na mata no topo do morro: desde Nova Brasília até Caranguejo (sub-regiões do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho.

O Caminho do Alto Eco Trail– O Caminho do Alto registers the memories of nature before the favela, ecological memories of the favela. There are painted slabs, displays of medicinal plants. The entire circuit was planned collaboratively with the local residents. This educational and memory trail is located in the woods at the top of the hill: from Nova Brasília to Caranguejo (Cantagalo, Pavão and Pavãozinho sub-regions).

 

Não fique só na vontade! Entre em contato e reserve seu lugar no nosso favela tour. Você vai se encantar com tudo o que a favela tem para mostrar.                                                                                     

                                         

             Come and experience the Favela Museum and its open air circuits!

 

 

DESEJA VISITAR?

 
Entre em contato com a gente por meio do formulário abaixo e enviaremos mais informações sobre o nosso tour.

2 + 10 =