PROJETOS CULTURAIS

Cine MUF

  O projeto CINE MUF consiste na exibição gratuita de filmes com abordagem de questões sociais, a céu aberto, no meio do território. A exibição se inicia com uma projeção sobre o contexto da favela e sua inserção na cidade formal, logo após vem exibição o filme tema levantado pelo GT de Produção Cultural do Museu de Favela seguido de debate com a platéia. Toda essa dinâmica gera um atrativo cultural nas noites de sábado nas comunidades do Cantagalo, Pavão, Pavãozinho e mobiliza o interesse de moradores de todas as idades.

Objetivos:
Mobilizar as pessoas para melhoria de sua qualidade de vida, bem como resgatar aquele espírito criativo e contestador que em gerações passadas realizaram grandes transformações, a partir da arte cinematográfica, que encanta e introduz novos produtos e conceitos em todo o mundo. As sessões se iniciam sempre ás 20 horas com distribuição gratuita de pipoca.

Brinquedoteca Brincando no Museu de Favela

Implantada através do Edital Pontinho de Cultura em 2011 da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, a Brinquedoteca Brincando no Museu de Favela é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar. Através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar, libera suas emoções (desejos e sentimentos), desenvolve sua criatividade, adquire conhecimentos, desenvolve sua auto-estima e se socializa.

Objetivos:

  • Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando alguém ou perdendo tempo;
  • Estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção;
  • Favorecer o equilíbrio emocional;
  • Desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade;
  • Proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e descobertas;
  • Incentivar a valorização do brinquedo e da brincadeira como recursos para o desenvolvimento intelectual, social e emocional;
  • Dar oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar;
  • Enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias.
  • Na brinquedoteca, o empréstimo de livros também é possível.

Biblioteca Itinerante do Museu de Favela

Uma das características da bibliotecas volantes do Museu de Favela, se não a principal, é suprir as demandas informacionais de comunidades que são desprovidos desse tipo de serviços. Percorrendo ruas, becos e vielas das comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo esse tipo de biblioteca, tem sido uma das soluções encontradas para levar a leitura e conhecimento à população, conseqüentemente, incentivando o hábito da leitura.

 

Objetivos:

  •  Levar o conhecimento para bairroscidades e comunidades carentes que não tem uma biblioteca próxima as suas casas. E ainda facilitar o acesso do público de baixa renda os serviços oferecidos pelas bibliotecas, facilitar a integração do leitor aos livros e promover a melhoria da qualidade de vida através do acesso à informação.
  • As bibliotecas volantes oferecem os mesmos benefícios de uma biblioteca normal, consulta no local, empréstimo domiciliar de livros e incentivo a formação de leitores. As formas de incentivo das bibliotecas são variadas mais principalmente utilizam os meios de comunicação existente na localidade para informar os serviços oferecidos, utilizam cartazes que anunciam onde estarão e o horário de atendimento.