Os alunos de doutorado em museologia social e do Curso de Estudos Avançados em Museologia – IV CEAM da Universidade Lusófona de Tecnologia e Humanidades de Lisboa estiveram no dia 30 de agosto de 2018 aqui no Museu de Favela; acompanhados do diretor do Museu da República Mário Chagas em um passeio pelas Casas-Tela e uma troca de experiências na Base e no Terraço Cultural … pra fechar; visitamos parte do prédio do “Brizolão” que abriga vários projetos sociais, tudo regado com muita poesia e alto astral!

O CURSO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM MUSEOLOGIA

IV CEAM

“Em 2008 foi realizado no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, o I Curso de Estudos Avançados em Museologia (I CEAM); em 2011 foi em Salvador, em 2015 Porto Alegre. Os primeiros doutores brasileiros em Museologia foram formados pelo CEAM. Em 2018 comemorando os 10 anos do I CEAM e realizando o IV CEAM na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma realização conjunta do Museu da República/Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Museu da Maré/Centro de Estudos e Ações Solidárias (CEASM) e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (ULHT), com o apoio da Cátedra Unesco “Educação, cidadania e diversidade cultural” da Museologia/ULHT, da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (REMUS-RJ), da Associação Brasileira de Museologia (ABM), do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), do Museu Vivo de São Bento (MVSB), do Museu de Favela (MUF), do Museu das Remoções (MR) e do Museu Histórico Nacional (MHN).