CINEMA NO CAMPINHO

Ontem (domingo), dia 29/07/2018, o Museu de Favela (MUF) com o seu Projeto  do CINEMUF deu continuidade a itinerância Mostra de Filme Livre (MFL) de longa e curta metragens, desta vez fez as exibições aconteceram na Quadra do Campinho, que fica situada no Morro do Cantagalo, no bairro de Ipanema, Zona Sul do Rio de janeiro.

O evento começou pontualmente ás 18:00h e ontem, excepcionalmente, atendendo a pedidos, alem da apresentação de 2 curtas metragens  Lia (Giulia Donato, 11 min, 2017)  e O dedo de Ian (Igor Amin, 6 min ,2018), foi exibido o longa Harry Porter, sucesso de bilheterias, a pedido da criançada e dos jovens que ao longo da semana ao serem informados sobre as exibições, sugeriram alguns nomes de filmes.

Os moradores e empreendedores da comunidade, como sempre roubando a cena! Com seu espírito colaborativo contribuindo como podem com o sucesso do evento, até porque muitos dos seus filhos, netos, sobrinhos, esposas estão ali. Agradecimentos especiais aos comerciantes Beto, Gilson (Debola) e Danilo pela doação dos refrigerantes. Também, agradecemos a moradora Lena por ajudar a servir as balas e refrigerantes e ainda emprestar seu fogão e gás para a Aline do MUF preparar as tão esperadas pipocas! A  criançada se amarrou!

Na semana passada, a equipe do Museu de Favela distribuiu os Passaportes de Museus no território do Sarafim (no Pavão) durante as exibições para os moradores de lá. Ontem, quem estava presente na quadra recebeu de presente o livro CORAIS PAISAGENS SUBMERSAS (Corais- Sulmerged Landscapes) de Guilherme Aragão, editora M4 Produções Artísticas, que faz um mergulho na vida marinha, com um texto acessível, fotos coloridas, além de retratar a diversidade dos corais de recife na costa brasileira.

Este livro foi oferecido por um representante de editoras e produtoras, José Augusto Barros de Oliveira, que tiveram parte de sua produção viabilizadas pela lei de incentivo fiscal, que como todos sabem, prevê contrapartidas para democratizar o acesso  ao bem cultural.

Texto de Rita Santos do Museu de Favela