Ontem aconteceu o primeiro dia da 14ª Semana Nacional de Museus! A temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) acontece de 16 a 22 de Maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). E claro que o MUF não ia ficar de fora desta comemoração.
Nos dias 20 e 21 de maio (sexta e sábado agora!), entre 15:00 e 18:00, o MUF vai promover a Ação Educativa: A Paisagem Encantada do Museu de Favela. Confira a programação completa:
Sexta-Feira 20/05/2016
15h – Visitão Comunitário – Saída Complexo Rubem Braga – Elevador Panorâmico Mirante da Paz
17h – Mesa Redonda com fotógrafos da comunidade e convidados.
Palestrantes:
Maximiliano Paixão & Josy Manhães – Fotógrafos e Cinegrafistas; Moradores do morro do Cantagalo, fotógrafos desde 2010. Sócios Fundadores da produtora Curta Raízes, fundada por eles e seu amigo Bruno Martins em 2013. Suas fotografias são de estilo próprio como panorâmica retrato e etc.
Key Tetra – Empresário, Barbeiro, Produtor Cultural, Fotógrafo. Morador da favela do Cantagalo, fotógrafo desde 2011, Atua na área de fotografia de moda, retrato, eventos, festas. Fotógrafo do Projeto Favela Orgânica.
Mediador: Mario Chagas – Poeta, museólogo, mestre em Memória Social (Unirio) e doutor em Ciências Sociais (Uerj). Professor da Unirio, coordenador técnico do Museu da República, diretor de articulação do Museu de Favela. Tem experiência em museologia social, museus comunitários e práticas sociais de educação, memória e patrimônio.
Local: Base I do Museu de Favela
Sábado 21/05/2016
EXPOSIÇÃO I – Paisagem Encantada do Museu de Favela: A exposição vai expressar o olhar da comunidade através de sua intimidade com o território, procurando abordar as inúmeras belezas do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo.
EXPOSIÇÃO II – Paisagem Encantada Pontos de Memórias do Brasil: A exposição colaborativa vai contar com acervos de fotos enviadas por representantes e participantes do Programa Ponto de Memórias em atividades nos estados brasileiros.
10h – Abertura da Exposição
18h – Fechamento da Exposição
Local: Base I do Museu de Favela
Comentários