O MUSEU DE FAVELA CONVIDA PARA A PALESTRA “Museus: instrumento de negociação de cidadania cultural? Novos espaços para memórias periféricas”, de Lilian Silva (UFPE) a realizar-se no dia 08.11.2011, às 14:00 horas, na Base 1 do MUF em Cantagalo, Ipanema, Rio de Janeiro. Maiores informações 21-22676374
O Museu de Favela foi escolhido como estudo de caso da pesquisa de Lilian Silva, da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisadora realizou seus estudos de campo hospedada no território do MUF e em estreita e respeitosa relação com seus dirigentes. Lilian discute o papel dos museus como instrumento de inclusão social de grupos, até então marginalizados, nos processos de representação, reconhecimento e reivindicação de seus “direitos culturais”.
A partir da construção e uso do conceito de “cidadania cultural” nas Políticas Públicas de Cultura no Brasil, o trabalho pretende compreender como os museus deixam de ser palco exclusivo de “grandes narrativas” para ocuparem um lugar de admissão de memórias periféricas e, sobretudo, a serem vistos como espaço de desenvolvimento de direitos à informação, fruição, reconhecimento, produção e visibilidade cultural. vem partilhar com a direção do Museu de Favela o seu trabalho.

Favela tour diferente: O Museu de Favela apresenta a Galeria de Arte a Céu Aberto na Favela. Um interessante conjunto de obras de arte de cultura viva instalados in situ desse museu territorial, retratando memórias e cultura local, executada por uma equipe de vários artistas.
leia mais...