Eco-Trilha MUF

 Os circuitos do MUF são como as exposições permanentes em um museu tradicional. A eco-trilha educativa e de memórias se localiza na mata no topo do morro: desde Nova Brasília até Caranguejo (sub-regiões do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho).

O Caminho do alto registra as memórias da natureza antes da favela, memórias ecológicas da favela, há lajes pintadas, mostras de plantas medicinais. Todo o circuito foi planejado de modo colaborativo com os moradores.

Na matriz do projeto Cultura + Turismo existem vários ativos: formar guias de turismo, estimular os animadores culturais locais a participar do circuito ( samba, forró, rap, afro, percussão, dança e capoeira); estimular bares e restaurantes locais, incentivar os artistas locais a expor seu trabalho (artistas, grafiteiros, souvenirs, confecções), incrementar os sistemas de hospedagem (hostels, pousadas, serviços de cozinheira, lavanderias, etc.); incentivar práticas ecológicas como coleta seletiva, reciclagem, telhado verde, entre outros); e também a criação de redes de prevenção de riscos e manutenção territorial.

Venha viver o Museu de Favela e a experiência da Eco-Trilha Cultural!

 

Faça contato